Quem sou eu

Minha foto
Pedagogia pela Universidade de Brasilia - UnB pelo sistema UAB Gestão em Saúde - Universidade Estadual de Goiás - UEG Cursando Marketing Digital - Faculdade Estácio

domingo, 4 de dezembro de 2011

Aplicação do Trabalho de Campo - turma 4º ano

       No dia 03 de dezembro foi realizada a aplicação do estudo do meio para as crianças da turma da Professora Cristina do 4º ano da Escola Municipal Zeca de Farias. Embora o dia estivesse chuvoso foi possível realizar o passeio para observação da paisagem e o modo de como sofreu a intervenção do homem.
    A realização desse trabalho foi muito gratificante e as crianças/alunos corresponderam as expectativas para a realização do trabalho.

     Muitas delas se interessaram pelo o que estava acontecendo, perguntando, argumentando, mostrando plantas e pequenos animais vistos pelo caminho, como pássaros e uma casa de João de Barro. O passeio aconteceu com a presença da professora da turma que muito nos auxiliou.

    Fomos informadas eu e a Deise, que depois da nossa presença e pesquisa na escola a mesma passou a ver a geografia de outro modo, dando mais importância para as atividades relacionadas à disciplina.



Aplicação do estudo do meio - Foto: Deise


Turma 4º ano da Professora Cristina  - Foto: Deise

Passeio com as crianças para observar a paisagem - Foto - Genilda

Aluno Eric com uma parte da flor de bananeira artesanal - Foto: Genilda

         Deixamos a classe felizes de ter contribuído com o aprendizado dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse pelas atividades relacionadas a Geografia, mostrando como dá para trabalhar a disciplina de maneira mais atraente, com passeios e visitas a locais para observação e o uso das imagens para fixar os conteúdos.


domingo, 27 de novembro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estudo do Meio - Cachoeira dos Cristais


Cachoeira dos Cristais

Localizada a 6 KM  da cidade de Alto Paraíso, conhecida como um dos belos atrativos turísticos do MunicípioAs cachoeiras são formadas pelo Rio Saltador cuja nascente está a 800 mts da entrada dos atrativos.Sua denominação também conhecida como Vale dos Cristais se dá porque existiam várias minas de cristais que por diversos anos foram exploradas.














Cachoeira dos Cristais - Foto: Genilda


Vista quiosques - Cachoeira dos Cristais - Foto: Genilda

Genilda, Deise e Fernando Secretário de Turismo de Alto Paraiso - Foto  Melissa Maurer

domingo, 19 de junho de 2011

Pesquisa sobre o que é Geografia na Escola Municipal Zeca de Farias

 Informações gerais da Escola.

A escola Municipal Zeca de Farias é uma instituição de ensino pública, fundada em 1988, tendo como mantenedora a Secretária de Educação de Alto Paraiso de Goiás. Conta com prédio próprio e boa infraestrutura. Oferecendo ensino do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, atendendo na sua maioria crianças de classe média baixa. 

Possui: 8 salas de aula, 01 sala de professores,  01 secretaria, 02 sanitários, 01 almoxarifado  e 01 sala de guarda de alimento, 01 cantina, 1 salão, 1 patio coberto, espaço para recreação externo e uma horta.

Número de alunos: 580 
Número de professores:22
Número de funcionários: 13 

Fachada da Escola: Foto - Deise Vicente

Área externa da Escola Mun. Zeca de Farias - Foto: Deise Vicente

Na turma do 4º ano da professora Lúcia Cristina, a Geografia é estudada de maneira transdisciplinar, inexistindo atividades extraclasse para reforço dos temas estudados. Porém, ao observar a turma podemos enxergar o interesse das crianças por temas ligados a Geografia como:  Vegetação, água, biodiversidade e as cidades.

Comentário da aluna Sabrina, 9 anos. "Na geografia aprendemos sobre biodiversidade, plantas, rios e animais.  Essa é minha matéria favorita. Fomos fazer um passeio e vimos árvores tipicas do cerrado, isso é geografia pra mim, aprender sobre nossa vida estudando."


Comentário do aluno Felipe, 9 anos. "Geografia é estudar a biodiversidade, zona rural, planeta terra, bairros, relevo, rios, cerrado, a escola, o estado de Goiás e o Brasil."

Os alunos sabem sobre diversos assuntos, porém a maioria não sabe relacionar os temas a disciplina.
Alunos do 4ª ano da Professora Lúcia Cristina - Foto: Genilda

Professora Lúcia Cristina, Genida e Deise: Foto do aluno Felipe

 






segunda-feira, 13 de junho de 2011

Passeio ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros


Turma depois da caminhada - Foto: Deise
          No domingo dia 05 de junho alunos da UnB, presencial e alunas da turma de Pedagogia do sistema Universidade Aberta do Brasil do Polo de Alto Paraíso de Goiás fizeram um passeio ao PNCV, onde puderam interagir e deslumbrar um maravilhoso cenário com Cânnios e Cachoeiras  com caminhada pela trilha de 6 km até o local.
        Foi muito gratificante ter os colegas da Faculdade de Educação do curso de Pedagogia com alunos de diversos estágios do curso.


Foto: Cachoeira das Cariocas - PNCV - Foto: Genilda
Cânnions II - PNCV - Foto: Deise

Ponte suspensa da trilha PNCV - Foto: Genilda

sábado, 4 de junho de 2011

II Seminário - Educação Ambiental na Chapada dos Veadeiros



        Hoje dia 04 de junho de 2011 é um dia especial para nós alunos da UAB/UnB e moradores da região da Chapada dos Veadeiros.

        Serão diversos temas a serem apresentados durante a programação, e durante todo o dia serão abordados temas sobre:

  • Ações de educação ambiental da OSCIP Oca Brasil, com ênfase no Programa Paraiso Limpo.(Miguel Von Bher e Elizabeth Yunes Makhoul)
  • Gestão Ambiental no municipio de Alto Paraiso (Jerson Nagel)
  • Os Principais  problemas socioambientais de Colinas do Sul - GO(Idinete, Valdenir, Valdene, Letícia e Denise - alunas do curso de Pedagogia - UAB/UnB
  • a contaminação das nascentes de São João D'Aliança (João Roberto - aluno de Pedagogia UAB/UnB)
  • Os 50 anos do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros (Leonardo Schumm)
  • Plano Nacional das cadeias de produtos  da sociobiodiversidade - PNPSB (Claudia Souza)
  • Prestação de Serviços ambientais e produção de água (Marcus Saboya)
  • Desenvolvimento sustentável no Assentamento Silvio Rodrigues (Marcio José Selaide e  José Antonio Moreira Alves)
  • Permacultura e ecotécnicas na chácara Rebendoleng em São João D'Aliança (Geraldo Hermes Bertelli)
  • Plantas medicinais na Educação ambiental: compartilhando saberes no Cerrado (Araci Alonso)

 As Palestras:


A Oca Brasil se fez presente, ao qual apresentou os trabalhos e os diversos projetos em ação pela ONG, mostrando a preocupação em integrar as crianças á natureza, assim como livrá-las da situação de risco em que muitas se encontram. Um dos projetos mais interessantes é o do "Paraiso limpo e Quintais Verdes" que trata do lixo e da importância da coleta seletiva  e do destino adequado para o depósito dos residuos sólidos, bem como da proteção das nascentes do municipio.   Além de retirar as crianças das das ruas e da criminalidade.

Gestão Ambiental

Nesta palestra foram abordados a preocupação do municipio e de seus representantes frente a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, com a perspectiva regional e a utilização dos recursos naturais e da reserva da biosfera.


A problemas socioeconomicos foi apresentado pelas alunas da UnB moradoras de Colinas do Sul, com isso apresentaram diversos problemas em relação a conservação do meio ambiente e a preservação dos rios, com enfoque especial a pesca predatória no lago serra da mesa.


Em São João D'Aliança o aluno João Roberto relatou os problemas em relação ao lixo e a poluição das nascentes e olhos d'agua em seu municipio, focando a falta de  respeito e de compromisso por parte dos governantes.


Para finalizar as palestras dessa manhã contamos com a apresentação do Diretor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros o Sr. Leonardo Shumm que fez uma bela esplanação sobre a criação do Parque sua fauna e flora. Assim como apresentou os problemas enfrentados com as queimadas que sao recorrentes todos os anos e que no ano 2010 atingiu cerca de 80% do PNCV.


Concluindo os trabalhos do periodo da manhã, foi aberta para debate um periodo onde as pessoas presentes pudessem fazer seus questionamentos e sanar suas dúvidas. Foram questionados temas sobre a APA Pouso Alto onde os palestrantes divagaram sobre o tema. ainda foi acrescido que existem muitos projetos conservacionistas para a região da Chapada dos Veadeiros.
http://grupoverdeesscc1.blogspot.com/

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A cidade

Alto Paraíso de Goiás
Chapada dos Veadeiros

Portal de Entrada da Cidade de Alto Paraíso de Goiás

         Alto Paraíso é uma cidade turística localizada a 450 km da capital do Estado de Goiás  e a 230 km da capital Federal.

        É uma cidade charmosa, com diversos atrativos turísticos, belas cachoeiras e trilhas. O clima é ameno com dias quentes e noites frias. Está localizada no ponto mais alto da região Centro-Oeste do Brasil, com uma Altitude aproximada  de 1.300 mts acima do nivel do mar, sendo assim considerada a região mais fria do Estado. As águas são geladas e o por-do-sol é um dos mais belos da região. 

       Alto Paraíso é conhecido como o santuário Goiano do misticismo, esoterismo e espiritualismo. Cortada pelo Paralelo 14, da mesma forma que Machu Pichu no Peru,  apresenta extraordinárias histórias sobre extraterrestres e discos voadores.


 Estátueta de Extra-Terrestre - Fot: Bruna Cabral

Um pouco da história do município

         Em 12 de dezembro de 1953, Veadeiros tornou-se município independente da cidade de Cavalcante. Recebendo esse nome devido a grande quantidade de veados-campeiros existentes na região. Sendo até então povoado apenas por índios Crixás e Canoeiros.


        Com a chegada de colonizadores, Veadeiros tornou-se ponto de extração de ouro, e posteriormente com a formação de fazendas, o meio de sobrevivência partia do cultivo do trigo, do café e da pecuária, em destaque tinham como mão-de-obra o trabalho escravo. O ciclo do trigo teve seu declínio na Abolição dos escravos em meados de 1890.

        Em 1963 Veadeiros passou a chamar-se Alto Paraíso de Goiás. Formando na região do Planalto Central um agrupamento de pessoas, vindas com o propósito de fazer de Alto Paraíso um núcleo urbano. Com o fim do ciclo do trigo, o cristal passou a ser explorado, tornando-se a principal fonte de renda dos moradores, principalmente no povoado de São Jorge.

        O ciclo do Cristal trouxe também o esoterismo e o misticismo para Alto Paraíso, tendo como foco a instalação da Fazenda Escola Bona Espero e da Cidade da Fraternidade, que eram grupos que buscavam a espiritualidade. O que fez com que vários outros grupos viessem em busca da paz espiritual e da harmonia com a natureza.

        A busca pela preservação e a harmonia com a natureza, posteriormente acarretou na criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Salto do Rio Preto - Parque Nacional Chapada dos Veadeiros - foto: Veri Viana - Guia turístico 

        Em 2001 o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Nacional da Humanidade. Com isso o turismo se ascendeu na região e a busca do contato com natureza, trouxe para a Chapada pessoas de todos os cantos do mundo,  que buscavam também uma melhor qualidade de vida.


Ecoturismo



Cataratas dos Couros - Foto: Veri Viana - Guia Turístico


Vegetação do Cerrado - Foto: Priscyla Cabral

         Hoje o ecoturismo de aventura se tornou a principal fonte de renda da população local, onde as pessoas que por aqui passam tem a chance de apreciar grandes atrativos ecológicos, como cachoeiras, uma grande diversidade de fauna e flora, mananciais, e um clima privilegiado, com vegetação de casca grossa, característico do cerrado, inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, é o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. (fonte: Portal Brasil)



Flor nativa da região - Foto: Edvaldo Silva
 
Flor de Canela d'ema - Foto: Edvaldo Silva


Ema - animal silvestre - Foto: Priscyla Cabral
Atrativos

Video da Cachoeira Salto do Rio Preto - Veri Viana - Guia
        Alto Paraíso conta com o Ecoturismo de Aventura, onde a preservação da natureza proporciona ao visitantes belissimas paisagens. São trilhas, veredas, belissímas cachoeiras, campos floridos e canions.
         São várias opções de passeios, que podem ser feitas por pessoas de todas as idades, de acordo com o grau de dificuldade de cada trilha. Cada passeio proporciona ao visitante o contato com a natureza, sendo possivel se ter contato com várias espécies de animais e plantas.
        Dentre os vários passeios se destacam:
  • Vale da Lua: que conta com um formação rochosa de origem vulcânica esculpida pelas águas ao longo de 600 milhões de anos, onde suas formas lembram bastante a formação da lua.

Vale da Lua - Foto Veri Viana

  •  Cachoeira São Bento: cachoeira com poço ótimo para banho, é uma das mais visitadas, pois fica bem próxima a cidade, conta ainda com uma trilha de fácil acesso, toda construida em passarelas suspensas, em uma extensão de 3 km em meio a mata ciliar.
Cachoeira São Bento - Foto: Murilo Cabral

  •   Jardim de Maytrea: veredas de flores e buritis com um horizonte marcado por montanhas, local muito valorizados pelos místicos que afirmam ter no local uma força magnética.
Jardim de Maytrea - Foto Veri Viana - Guia

        Entre muitos outros atrativos, bem como o próprio Parque Nacional, lembrando sempre da importância de estar sempre acompanhado de guias turísticos, pois eles além de conhecerem a região, zelam pela segurança dos visitantes, e contribuem com o passeio com as histórias da cidade.

Cultura local


         Por existir em Alto Paraíso pessoas vindas de várias partes do mundo, a diversidade cultural na cidade é bem variada.
  

Rei e Rainha 2010 - Caçada da Rainha - Festa Religiosa

       Festivais, Congressos, Fóruns, dentre outras manifestações, integraram-se à cultura local.  Apesar da grande influência agregada pelas tradições trazidas por essas pessoas, muitas das manifestações locais foram preservadas, como as cavalgadas, a festa do Divino Espirito Santo e a Caçada da Rainha, que são festas religiosas tradicionais, que se tornaram atrativos para os visitantes. Além das festas, muitos artistas compõem o cenário cultural da cidade, entre eles pintores, artesões, escultores e cantores vivem por aqui. 
 
Caçada da Rainha 2010
         Na vila de São Jorge acontece anualmente o Encontro de Cultura dos Povos da Chapada, que tem como intuito de resgatar, preservar e disseminar as diferentes tradiçoes regionais, como: Catira, bumba meu boi e congo. Nesses festivais são apresentadas a cultura, a dança e os costumes de indios Avá-Canoeiros e dos povos Quilombolas.

Apresentação no Encontro de Culturas 2010 - Foto: Jeferson Cabral
Esporte 



        Os jovens do município além de terem o privilégio de curtirem os atrativos turísticos, também praticam esportes. Existem projetos voltados para a promoção de esportes, onde as crianças e adolescentes participam de campeonatos de futebol, skate, capoeira, pólo aquático, basquete, ciclismo, entre outros. Estes projetos visam a retirada das crianças das ruas, do mundo das drogas e da violência,  agregando valores e inclusão social.


Praça de Skate - Foto: Jeferson Cabral
Ciclismo - Foto: Priscyla Cabral


Escolinha de futebol




Educação

        A educação em Alto Paraíso tem muitos projetos em andamento e apesar das dificuldades está está crescendo. Existem aqui três escolas municipais, duas particulares, duas estaduais e um pólo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil com duas Universidades distintas Unb - Universidade de Brasília e UFG – Universidade Federal de Goiás, oportunizando alunos que não têm condições de sair do Município para estudar. Atualmente, contamos com 05 cursos, sendo: Pedagogia, Letras, Educação Física pela UnB e Artes visuais pela UFG.
          Além do Pólo UAB/UnB/UFG, temos ainda o CEAC – Centro de Estudos Avançados do Cerrado, que é um projeto de extensão da UnB em parceria com a Prefeitura Municipal, com sua sede ainda em construção. Este centro já empreende diversos projetos educacionais, entre eles sobre Meio ambiente, nutrição, informática e eletrônica.
          A ONG Oca Brasil, também contribui com a educação e inclusão social de crianças em situação de risco, trabalhando com as crianças a preservação do meio ambiente e a cidadania, através de um projeto chamado Quintais Verdes.
        A Secretaria de Educação vem trabalhando a educação continuada dos seus professores afim de que estes acompanhem a diversidade e a especificidade de cada criança, proporcionando uma educação diferenciada e arrojada.